
"Fernando, você deveria fazer um canal no YouTube... acho que vai dar certo!"
"Por que eu não começo a falar sobre as minhas pesquisas na área de gastronomia e história? Acho que seriam tão legais.... mas vai dar muito trabalho!"
"Au au au au au... rrrroooaarrgggg!!!" (Inês, minha cachorra, dizendo que eu deveria escrever algo sobre o que eu tenho lido e pesquisado!)
**********CEDI**********
Eis a primeira postagem do blog recém-batizado "Cozinha além das panelas"!
Logo, preciso me apresentar e falar um pouco sobre o objetivo deste projeto.
Meu nome é Fernando Santa Clara (tem mais um monte de nome, mas me bastam estes!), tenho 28 anos, sou graduado em Gastronomia pela Faculdade Novo Milênio desde 2008. Quão logo saí da faculdade, fui ministrar cursos no interior, mais especificamente em Venda Nova do Imigrante (saudades enormes desse tempo). Retornando a Vitória, dei aula em projetos sociais pelas prefeituras de Vitória e Serra. Depois eu me tornei docente do quadro efetivo do Hotel Senac Ilha do Boi (2010-2015) e sou, atualmente, docente do curso de Gastronomia da mesma faculdade em que me formei. Trajetória profissional muito bacana!
Quanto à minha formação, além da graduação em Gastronomia, sou especialista em Docência para a Educação Profissional (2011) e em Docência do Ensino Superior (2014). Cursei o mestrado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013-2015) e, atualmente, sou discente do curso do História da mesma universidade.
Sei que iniciar algo falando de nossas trajetórias profissionais e de formação pode ser um pouco maçante, mas isso é inegável aqui, já que os objetivos do blog estão, todos, ligados às discussões que envolvem Gastronomia e Ciências Humanas! Isso mesmo! Aqui eu buscarei abordar temas que busquem refletir sobre o atual (ou atuais?) momento(s) da gastronomia hoje, além de trazer sempre postagens falando sobre os livros que tenho lido - desde a minha formação até os dias de hoje.
O principal foco deste projeto é criar um espaço de discussão sobre a gastronomia, além de trazer reflexões que considero importantes sobre a temática. Sabem quem se beneficia disso? As pessoas que curtem discussões gastronômicas que ultrapassem as panelas e os fogões - sem, com isso, desmerecê-los - , os estudantes da área de Gastronomia/Nutrição/Engenharia de Alimentos e equivalentes, os colegas professores e pesquisadores da área.... enfim, que nos beneficiemos todos deste projeto!
Qual será a dinâmica, inicialmente?
- Postagens às terças;
- Um post sobre temas gerais de gastronomia intercalado com uma postagem sobre livros e/ou autores que acho pertinentes para o momento;
- Todos os posts serão acompanhados de links que ampliem a discussão e deem corpo para subsidiar o que será escrito aqui. Além disso, sempre que falar dos autores, livros e editoras, os links constarão nas postagens;
- Há links permanentes de sites que eu acho legais, que buscam ampliar a proposta do blog. Tem mais links para congregar? Escreva nos comentários!
Haverá vídeos?
- Não. Por ora eu sou incapaz de dar conta disso. Espero que isso se concretize num futuro próximo, caso o blog vingue.
O termômetro deste processo são os leitores. Já agradeço, de ante-mão, aos queridos amigos que virão fazer coro, elevar as somas dos contadores. Desde já, vocês são lindos! Os que não conheço, deixem comentários dizendo de onde são e quais são os seus interesses neste espaço. Por se tratar de um espaço democrático, sugestões de temas serão SEMPRE bem-vindas. Por favor, se possível, contribua com a gente para aumentar esse coro!
Pronto! Assim começa a estrada! Para me conhecerem um pouco mais, acessem o meu currículo lattes. Caso queiram conhecer um pouco da minha pesquisa também, a minha dissertação está disponível para acesso neste link.
É isso!
Abraços e até a próxima semana!